Perfil dos empreendedores brasileiros é cada vez mais jovem.

10/12/2011 17:58

Dois amigos criaram um site que permite localizar pessoas pelo endereço ou por afinidades. Desde o lançamento, em janeiro, eles já conquistaram 160 mil associados e muitos investidores, mas o começo foi difícil por causa da idade deles: 22 e 27 anos. “As pessoas não acreditam muito no seu potencial, pelo fato de você não ter uma carreira, um currículo”, comenta Miguel Ângelo Meireles, empresário.
Para entrar no mundo dos empreendedores, não basta uma boa ideia. É preciso saber vender essa idéia, colocá-la em prática. No Brasil, é cada vez maior o número de jovens que estão conseguindo fazer isso e com sucesso.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
De toda a população economicamente ativa, mais de 21 milhões são empreendedores. E quase 40% deles têm entre 18 e 34 anos. Essa geração é diferente das anteriores. “Nós fomos treinados para trabalhar para os outros não fomos trabalhados para empreender. Isso é algo que vem mudando com o tempo”, diz Ricardo Pereira, gerente de educação e empreendedorismo Sebrae.
Matias montou o primeiro negócio aos 18 anos de idade. Uma empresa de acesso à internet onde morava, no interior do Rio Grande do Sul. Hoje, aos 28 anos, tem milhares de clientes em três estados. Acredita que o sucesso do empreendedorismo é conhecer a área em que pretende investir, associar-se a pessoas e empresas qualificadas e acreditar muito na sua proposta.
“Você precisa agarrar essa ideia, ter muita vontade de colocar essa ideia em prática. São muitos os tropeços, as dificuldades, elas acontecem todos os dias”, declara. Matias Breunig, empresário
“Esse jovem tem que buscar qualificação, seja ele empresário ou não, pra manter a empregabilidade, enquanto empregado e buscar novas oportunidades, novos mercados enquanto empresário”, completa o gerente do Sebrae.