Marketing Multinível é Legal? Ou é uma Fraude?

10/04/2010 02:59

A definição de “legal” é “Autorizado ou baseado em leis.”

Sim, Marketing Multinível é legal! (e não, não é uma fraude).

O Marketing Multinível, MMN, ou Marketing de Rede é legal na maioria dos países e também é legal no Brasil onde é amplamente divulgado pela  ABVD..  Para que uma empresa de MMN seja considerada legal ela deve por fim movimentar bens de consumo ou serviços. A partir do momento que apenas recursos financeiros são movimentados entre os membros da organização é caracterizado como “pirâmide” e enquadrado como crime previsto na Lei nº 1.521.

De Volta a 1975

A história da legitimidade do Marketing Multinível começa em 1975 nos Estados Unidos quando a Comissão de Comércio americano acusou a Amway de operar uma pirâmide ilegal. Após quatro anos de debate a corte decidiu que o programa de Marketing Multinível da Amway era um negócio legítimo e não um esquema ilegal de pirâmide.

Talvez houvesse um tempo antes de 1979 que alguém pudesse dizer “MMN é uma fraude! Isso é uma pirâmide ilegal!”. Mas depois de 1979, somente os desinformados podem fazer tal afirmação incorreta.

Isso não significa de modo algum que todas as empresas que afirmam ser uma empresa legal de Marketing de Rede realmente sejam. Existem alguns lobos tentando se passar por carneirinho, mas a indústria de Marketing Multinível, ou o modelo de negócios em si além de  legal, é muito ético.

 

Escrito por Marcelo Braun